S.O.S. Veadeiro Nacional: Informações sobre esta raça de cachorro brasileira, fotos, filhotes, troca de genética, etc. "Não deixem o veadeiro morrer, não deixem o veadeiro acabar".

Post Top Ad

The Relaxation Time

Travel the World!

Post Top Ad

O que me impulsionou a montar este site é que procuro a raça (veadeiro nacional) pela internet sem sucesso já há algum tempo.

Não desmerecendo raças como Beagle e os cães popularmente chamados de Americano, Veadeiro Pampeano , etc., que já encontrei por essas paginas... Mas, não era o que procurava! Não era o padrão da raça que tenho na memória de minha infância e que só não foram totalmente dizimados pela insistência de verdadeiros apaixonados pela raça. Hoje pelo interior paulista onde existiam em grande numero nas décadas de 60, 70 sobraram apenas alguns exemplares que viemos selecionando e trazendo conosco aqueles que encontramos por longos anos e cruzando sempre com outro que trazia mesmo escondido geneticamente os traços da raça. Podemos dizer que hoje temos aqui em Cabrália Paulista (região de Bauru- SP) sobreviventes que variam em torno de 50% da raça, não chegando ainda a “quebrar” as orelhas como acontece com o casal maravilhoso da raça veadeiro nacional que aparece no site apresentado pelo criador de São José Dos Campos, ao qual quero parabenizar por apresentar na imagem o padrão da raça.


Padrão da raça Veadeiro Nacional, 
apresentada por criador de São José dos Campos


O latido dos nossos ainda trás o som rouco do americano que custa para deixar os seus traços genéticos. Desta forma seria super interessante a troca de genética para o apuramento de nossos cães aqui da região.

Tenho a convicção que o quase desaparecimento do veadeiro nacional se deu por diversos fatores que descrevo abaixo:

• O desinteresse por raças de cães de caça, com a proibição da mesma, nas décadas anteriores.

• Pelo êxodo rural, onde a raça pouco se adaptou a meios urbanos , sendo que alguns de nossos exemplares chegam até a se esconder quando vêem pessoas estranhas ou então quando chegam a vias publicas, se desesperam em correrias que ate mesmo o seu dono tem trabalho para apanhá-los. Tenho ainda o testemunho de um senhor que quando se mudou para a cidade seu veadeiro nacional escalou uma parede e fugiu.

• Ser cão pouco obediente (talvez ao formato do crânio desproporcional ao seu corpo) o que não o torna recomendado como cão de companhia.
• A antiga tese "Cruze com Americanos que fica bom". (talvez o principal fator de sua quase extinção).

• O preconceito da população por agredir animais silvestres (imagine então
exterminarmos a Onça Pintada, a Sussuarana, o Lobo Guará, entre outros, pois também atacam outros animais). Um dos últimos exemplares quase apurados
em nossa região, foi abatido a tiro por um fazendeiro quando em corrida por sua fazenda passava.

Hoje o que move nós apaixonados pela raça não é mais o desejo pela caça como faziam em décadas atrás, mas sim o sentido de preservação da raça que defendemos a tese de ser originalmente brasileira e que queremos o seu reconhecimento para que seja a segunda raça reconhecida no país, hoje a única raça considerada brasileira é o Fila, fato que iremos debater ate que alguém prove sobre a origem do nosso veadeiro nacional. Vale lembrar que paises europeus com área territorial infinitamente menor que a nossa tem diversas raças de cães reconhecidas. Afinal queremos debater qual é a origem do veadeiro nacional? Se foi trazido de outro continente, por quem e quando? Se é fruto de cruzamento com outras raças, quais seriam? Ou seria nativo do Brasil desde a época de seu descobrimento? A verdade que os senhores tendem a convir é que este cão é totalmente adaptado ao nosso continente, principalmente ao cerrado brasileiro, por sua cor, pelagem, focinho alongado, faro aguçado, resistente, preparado a grandes perseguições... Sou testemunho juntamente com muitos conterrâneos que pelo nosso interior paulista espalhados estão de que o veadeiro nacional apresentava maneiras organizadas de caça mesmo sem ajuda de seres humanos, a matilha dava o levante a caça, outro cercava na espreita e quando não obtinham o sucesso ficavam em corrida durante varias horas, o que mostra hábitos selvagens.

Fator importante que não poderia deixar de ser colocado é a tese de que o continente americano e africano já ter sido um dia, um só. Se existe fundamento ou não nesta tese, não seria este "sertanejão" do interior paulista a discutir, mas a semelhanças entre varias raças e espécies dos mesmos são notórias, veja como exemplo o Leopardo e a Onça Pintada, o Serval e a Jaguatirica, o Calau e o Tucano e etc. Agora faço a indagação, se alguém já ouviu falar no Azawakh, cão selvagem africano domesticado por tribos indígenas daquele continente. Observem as imagens e pasmem quanto a semelhança com o nosso veadeiro nacional. 


Azawakh: Cão selvagem domesticado por tribos africanas


o Dingo australiano é outro exemplo de cão selvagem reconhecido no mundo. Pena que poucos dão valor pelas coisas do Brasil. Estamos criando este verdadeiro S.O.S veadeiro nacional porque defendemos esta tese. Nos interessamos em troca de genética da raça.

Se comuniquem conosco, faça seu comentário. "Não deixem o veadeiro morrer, não deixem o veadeiro acabar".

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Sou criador de veadeiro mas estar restando poucos quero continuar criando para melhorar a raça

      Excluir
  2. Fala Danilo! Gostei muito! um cão nativo, isso é maravilhoso e deveria ser preservado! que continue sua pesquisa! um abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se é possível encontrar algum cão dessa raça para compra

    ResponderExcluir
  4. Desculpe minha ignorância, mas qual é o veadeiro nacional na foto acima?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meu no é Samuel so criador da raça tambem tenho varios cães naciona puro e estou a procura de cachorros da mesma raça se tiver entre em contato comigo (35) 8418-7274

    ResponderExcluir
  6. Tenho desses animais aqui no interior de Goiás, gostaria de manter contato com outros criadores devido está raça estar praticamente extinta. Os animais estão sendo criados pela minha família a mais ou menos uns 40 anos, e com isso estou tendo dificuldades devido a consangüinidade. Contato 64-9654-5425 (Evilson )

    ResponderExcluir
  7. Tenho desses animais aqui no interior de Goiás, gostaria de manter contato com outros criadores devido está raça estar praticamente extinta. Os animais estão sendo criados pela minha família a mais ou menos uns 40 anos, e com isso estou tendo dificuldades devido a consangüinidade. Contato 64-9654-5425 (Evilson )

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. 12:39
    Gostaria de participar de algum grupo de Watzap sobre essa raça por gentileza , que tiver ou souber, se puder me adicionar eu agradeço 35 998662504.
    Ascânio

    ResponderExcluir

Post Top Ad